A perfuração de poços artesianos, ao contrário do que muitos acreditam, é um trabalho extremamente técnico, que exige uma equipe multidisciplinar e experiente. Para que sejam atendidas todas as normas técnicas da ABNT, DAEE, dentre outras durante a perfuração de poços artesianos, o poço deve ser construído com proteção sanitária adequada, material de boa procedência e, acima de tudo, sem erros construtivos que podem custar muito caro ao contratante futuramente.
A execução do serviço de perfuração de poços artesianos é geralmente feita por uma equipe técnica de três a cinco pessoas, que operam os maquinários e equipamentos, tais como perfuratrizes, compressores de ar de alta pressão, hastes de perfuração, bits, etc. Além disso, toda empresa de perfuração de poços artesianos deve ter um Geólogo responsável técnico pelo projeto, que deve supervisionar o andamento dos trabalhos, bem como assegurar a qualidade de todo o serviço.
Na fase de projeto, o Geólogo deve identificar o método construtivo mais adequado a geologia local, dentre os mais usuais, destacamos o rotativo com circulação de lama e brocas (1) apropriadas para cada tipo de terreno, e o rotopercussivo com a utilização de martelo de fundo, bits (2) e altíssima pressão de ar comprimido. É ainda função do Geólogo realizar um levantamento prévio para o cliente, com base em dados existentes e informações geológicas, no intuito de identificar a provável profundidade final do poço, bem como volume de água esperado, no entanto, trata-se de uma estimativa. Com base nesses dados, é possível a elaboração de um projeto inicial e uma estimativa realista de custos para a perfuração de poços artesianos.
Geralmente, a perfuração de poços artesianos é feita na profundidade de 50 a 200 metros, porém, a profundidade pode variar, pois há locais em que a água se encontra mais próxima da superfície e outros em que ela está mais profunda, essa característica é intrínseca as condições hidrogeológicas de cada local.
As características hidrogeológicas de cada local, juntamente com um projeto bem elabora e uma construção bem executada, influenciam diretamente no volume e qualidade da água que será obtida, daí a importância de escolher uma empresa com profissionais capacitados para execução do serviço.
Toda água para consumo deve seguir normas de controle de qualidade, para evitar que doenças sejam recorrentes na população. Sendo assim, o serviço de perfuração de poços artesianos auxilia em ambientes que não possuem água de concessionárias ou de outra fonte. Não se deixe enganar por preços muito convidativos, pois o barato normalmente custa caro no final. A construção de um poço tubular profundo exige que seja solicitado uma licença de perfuração junto ao DAEE, é necessário ainda verificar a existência de pontos de contaminação junto a Cetesb, sendo que existem casos onde sequer é permitido a perfuração de poços artesianos e todo o investimento será perdido, caso não tenha sido realizada a devida investigação da área.
Conheça agora uma empresa séria do segmento!
A DCS Geologia realiza assessoria especializada na perfuração de poços artesianos e serviços relacionados. Evite inúmeros problemas durante a construção do seu poço tubular, contrate uma empresa que realmente se preocupa com a satisfação do cliente, desde a fase de planejamento até a conclusão de todo o serviço contratado. Um bom planejamento pode não eliminar todos os imprevistos geológicos que podem ocorrer durante a perfuração do poço tubular, mas certamente lhe entregará o melhor poço que você pode obter no local, pelo menor custo possível.
Fale para contratar os serviços ou saber mais. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.
Para saber mais sobre Perfuração poços artesianos
Fale através dos telefones ou se preferir, envie sua mensagem.