Após a construção do poço tubular profundo, é essencial que se tenha em mente a necessidade de manutenção periódica do mesmo. Há dois tipos de manutenção de poços artesianos, a manutenção de poços artesianos preventiva e a manutenção de poços artesianos corretiva.
Nós da DCS Geologia, sempre orientamos nossos clientes a trabalhar com a manutenção de poços artesianos preventiva, pois ela pode ser realizada de forma programada, a um custo infinitamente inferior, sem interromper o fornecimento de água por longos intervalos de tempo e ainda aumenta a vida útil do poço tubular. Na falta de manutenção de poços artesianos de forma preventiva, e infelizmente essa é grande parte dos problemas que atendemos, é necessário realizar a manutenção de poços artesianos corretiva, nesses casos, na esmagadora maioria das vezes, os custos envolvidos são maiores, pois normalmente o poço já encontra-se em situação de deterioração, seja do conjunto de bombeamento, ou mesmo dos revestimentos e afins, ou pior, pode ocorrer até mesmo a perda de parte do conjunto de bombeamento e em casos extremos, a perda parcial ou total do poço.
Referência quando o assunto é manutenção de poços artesianos, a empresa DCS Geologia atua há anos na área. Sediada em São Paulo – Butantã, a empresa se especializou nos ramos de perfuração, recuperação e manutenção de poços artesianos. A experiência no setor aliada à competência e comprometimento da equipe garante a empresa DCS Geologia um alto padrão de qualidade, desde o atendimento até a elaboração dos projetos. Tudo isso apoiado por uma infraestrutura completa e equipamentos modernos.
Problemas mais frequentes em poços tubulares profundos
Os problemas mais frequentes em poços tubulares, que geram a necessidade de manutenção de poços artesianos são geralmente a queda de vazão devido a colmatação de filtros e/ou fraturas, incrustações; passagem de areia devido a corrosão da coluna filtrante; passagem de material pela sapata devido a problemas construtivos; rompimento de revestimento e filtros, presença de ferro bactérias; passagem de areia ou finos da própria formação, desgaste da bomba; interferência de poços vizinhos; dentre outros. Como pode-se ver, é um assunto complexo e que exige profissionais capacitados para o correto diagnóstico e correção do problema.
A importância da manutenção de poços artesianos
Durante a manutenção de poços artesianos, são inspecionados os tubos edutores, luvas, cabos de energia, eletrodos de nível e painel elétrico. Nossa equipe ainda identifica o problema e aplica a solução mais adequada, para casos mais simples, realizamos a limpeza através do turbilhonamento com uso de compressores de ar e aplicação de produtos químicos, em casos mais complexos, pode ser aplicado ainda a limpeza mecânica, através de pistoneamento ou hidrojateamento.
Durante a manutenção de poços artesianos, alguns inconvenientes podem ser evitados, como os de ordem elétrica, no quadro de comando do poço, boia desregulada, entre outros. Os objetivos da manutenção são a limpeza profunda do poço e a desinfecção bacteriológica da água, deixando os filtros ou fraturas do aquífero limpas e recuperando a vazão de poços incrustados. Por meio da manutenção de poços artesianos, o consumidor alcança qualidade em sua captação, além de maior durabilidade do poço.
A DCS Geologia é sua parceira ideal para Perfuração de poços artesianos e Manutenção
A DCS Geologia é uma empresa especializada na construção de poços artesianos. A empresa conta com profissionais experientes no mercado e possui grande expertise na área.
Contando com profissionais capacitados no segmento, a DCS Geologia proporciona ao cliente maior facilidade na aquisição de documentos para a execução de poços como as licenças e outorgas, de forma que o consumidor pode contar com a empresa para lidar com todo o lado burocrático. Bem como com a construção de novos poços e a manutenção de poços já existentes.
Para saber mais sobre Manutenção de poços artesianos
Fale através dos telefones ou se preferir, envie sua mensagem.